antonio-fagundes-posa-para-a-revista-quem-julho2011-1311777538721_615x300Ana Maria Braga, em seu programa matinal na TV Globo, quis saber do ator Antônio Fagundes (foto) por que ele era tão religioso.

Fagundes foi enfático: “Não! Eu não acredito [em Deus]”.

O ator disse que ele é, na verdade, “um ateu preguiçoso”, preferindo, por isso, se considerar um agnóstico.

Em uma das entrevistas que concedeu a Ana Maria, ele usou a expressão “graças a Deus”, mas afirmou à jornalista ser difícil acreditar em um deus. “Como é só uma questão de fé, não dá nem para falar sobre isso.”

“Acredito, sim, no homem ético, naquele que quer se colocar bem diante do próximo. Mas não preciso de Deus para isso. Não faço por medo, mas por convicção.“

Antônio da Silva Fagundes Filho — nome de cartório do ator — nasceu no Rio de Janeiro no dia 18 de abril de 1949. Tem atuado com destaque em novelas da TV Globo, séries da emissora, teatro e cinema. Ganhou os mais importantes prêmios brasileiros.

Tem quatro filhos, um com Mara Carvalho (ex-mulher) e os demais com a atriz Clarisse Abujamra. Casou-se três vezes.

Aos 14 anos, ele estreou no teatro interpretando um religioso na peça “A Ceia dos Cardeais”.

No filme “Deus é Brasileiro”, de 2003, ele foi Deus. Sobre essa interpretação, disse ter preferido por um deus não religioso. “Até porque eu teria de atender a tantas visões de Deus, que ia ficar uma coisa complicada. Deus, cada um tem o seu.”

Ele disse ter lido a Bíblia umas seis vezes. “Talvez eu tenha lido mais a Bíblia do que muitos religioso por aí”, afirmou. “Eu a li inteira, inclusive com anotações. Ela tem coisas muito interessantes.”

Entre outros tipos de livros, Fagundes também já leu o Alcorão, espiritismo de Alan Kardec e mitologia grega.

Com informação da TV Globo e Wikipédia, entre outras fontes via Paulo Lopes

Compartilhar

Comentários

comentários